Cursos

Hipertexto, Hipermídia, Hiperlink e Autoria da Web

O Curso Tecnologias na Educação nos proporcionou grandes conhecimentos que modificaram as nossas aulas sendo possível diversificá-las através de recursos como:
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente, trazendo opções para conectar vários pensamentos ao mesmo tempo, basta dar um clique e terá diversos conhecimentos disponíveis. Isso é muito útil para nós professores, pois sempre que trabalhamos um assunto, não podemos ficar presos a um texto, e com esse meio podemos abranger outros temas. Porque o hipertexto cria possibilidades de navegar em páginas de sites diferentes dentro de um mesmo ambiente.
A hipermídia é um conjunto de imagens, sons e textos que permite a navegação em ambientes virtuais, como blogs e redes sociais (Orkut, face book etc.). É um local onde podemos trocar informações e conhecimentos, pois é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicoas de comunicação. A hipermídia desperta o interesse do educando para fazer novas descobertas assimilando com mais prazer os temas propostos.
Hiperlink ou simplesmente links, são a alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas Hipertexto, Hipermídia, Hiperlink e Autoria da Web(navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo. É outra ferramenta que favorece ao professor a possibilidade de se comunicar com os educandos de forma diferenciada, fazendo uma ligação dos textos e desenvolvendo uma aprendizagem crítica nos educandos, desde que eles possam discutir sobre dois textos, comparando-os, questionando-os e interpretando-os.
Autoria na Web são sites onde cada pessoa pode publicar ou alterar informações, como a Wikipédia, o Portal do Professor, o Domínio Público etc., ou seja, é uma forma de divulgar, expor seus trabalhos na internet para outras milhões de pessoas terem acesso. É como se uma enciclopédia fosse cada dia se tornando ainda maior com a participação de inúmeras pessoas. Exemplo disso é o Portal do Professor, pois é um ambiente onde inúmeras aulas de diferentes profissionais são postadas ali.

 Relatório da Proposta de Projeto Correspondência na Escola

A partir do tema escolhido pelo grupo, para sanar as dificuldades da leitura e escrita, será trabalhado o Projeto Correspondência na Escola, com o intuito de interagir um com o outro. Como diz Phillis Theroux: "Enviar uma carta é um bom meio de ir a algum lugar sem mover nada a não ser o coração".
A pedagogia de projetos é uma ação em que auxiliada pelos recursos tecnológicos disponíveis criam ambientes de aprendizagem agradáveis e interdisciplinares. Nessa perspectiva, o aluno aprende-fazendo. Aplicando aquilo que sabe e buscando novas compreensões com significado para aquilo que está produzindo (Freire & Prado, 1999; Almeida, 2002; Prado, 2003).
Tendo como enfoque a integração entre diferentes mídia e áreas de conhecimento, envolvendo a inter-relação de conceitos e de princípios. É necessária a adequação de seu planejamento e projetos voltados para as mídias digitais, haja vista, que a utilização e integração dessas novas tecnologias de informação e comunicação trouxeram mudanças significativas no modo de encarar a construção do conhecimento.
A partir da problemática do cotidiano ou tema de interesse da turma desenvolve-se projetos com atividades inovadoras e diversificadas, previamente planejadas e elaboradas com o auxílio da dinamizadora do laboratório de informática, fazendo o uso da ferramenta tecnológica, articulando conhecimentos e tecnologias tornando a aprendizagem significativa. O professor deve ser consciente da realidade social em que atua agir com segurança para fazer intervenções disponíveis e alcançar objetivos claros. Dar  sentido real ao uso das novas tecnologias na elaboração dos projetos ,considerados estas, como possibilidades infinitas para grandes descobertas significativas na reconstrução do conhecimento para o aluno.
As contribuições são significativas a aprendizagem quando acontece integrando a um projeto curricular com a clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com a tecnologia. Fazendo a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadão e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.



Atuação do grupo no Curso Tecnologias na Educação 

Durante os 3 meses e 9 dias deste curso a nossa aprendizagem foi contínua e significante, mas para isso ocorrer tivemos que passar várias noites em claro devido termos muita dificuldade em criar página, nos post e em alimentá-los, mas devido sermos persistentes conseguimos alcançar a meta do curso. Ainda estamos dispostas a novos conhecimentos relacionados ao blog e as mídias digitais. Fica registrado a nossa participação no curso e que possa estar vindo novos cursos para aperfeiçoar a nossa prática pedagógica, principalmente na tecnologia.